A vida secreta das árvores

O que elas sentem e como se comunicam - As descobertas de um mundo oculto.


E se tudo o que você sempre pensou saber a respeito das árvores estivesse errado?

E se, apesar de tão diferentes de nós, descobríssemos que elas compartilham diversas características dos humanos?

 
 

Nos últimos anos a ciência tem comprovado que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Assim como nós, elas se comunicam, mantêm relacionamentos, formam famílias, cuidam dos doentes e dos filhos, têm memória, defendem-se de agressores e competem ferozmente com outras espécies – às vezes, até com outras árvores da mesma espécie. Algumas são naturalmente solitárias, enquanto outras só conseguem viver plenamente se fizerem parte de uma comunidade. E, assim como nós, cada uma se adapta melhor a determinado ambiente.


Você não percebe, mas as árvores conversam secretamente entre si. A ‘conversa’ acontece no subsolo, através de uma rede de fungos e longos filamentos que conectam cerca de 90% das plantas terrestres. Desta maneira, além de trocar informações as árvores podem compartilhar nutrientes e enviar seus recursos restantes de volta à rede para outras planta, e se comunicar sobre perigos, como por exemplo infestações de insetos. Esta descoberta fantástica foi didaticamente explicada neste vídeo abaixo produzido pela BBC News.

 

No caso descrito no vídeo, os fungos sugam os alimentos das árvores, retirando parte do açúcar rico em carbono que produzem durante a fotossíntese. As plantas, por sua vez, obtêm nutrientes como fósforo e nitrogênio que os fungos adquiriram do solo, por meio de enzimas que as árvores não possuem. Desta forma, árvores que estão morrendo podem enviar seus nutrientes para que a corrente possa se beneficiar deles.



Porém, assim como na internet, esta corrente também possui um lado ‘dark web’, pois algumas plantas conseguem ‘hackear’ o sistema e roubar os nutrientes das outras. Depois de assistir este vídeo, você irá enxergar a natureza através de uma outra perspectiva. Árvores não são ‘apenas’ árvores, mas organismos inteligentes, que se comunicam e fazem parte de um complexo sistema colaborativo. A natureza é mesmo incrível!


Livro: A vida secreta das árvores





 



75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo