5 curiosidades intrigantes sobre as plantas

O ser vivo mais alto do planeta - Sequoia sempervirens


A espécie inclui os seres vivos mais altos e mais massivos da Terra, atingindo até 115 m de altura (sem as raízes) e até 9 m de diâmetro à altura do peito, estando também estão entre os macrorganismos mais antigos do planeta capaz de viver de 1200 a 2200 anos ou mais. Antes do início da extração comercial e do abate generalizado das florestas californianas que se iniciou na década de 1850, esta enorme árvore ocorria naturalmente numa área estimada de 810 000 ao longo de grande parte da costa da Califórnia (exceto no sul, onde as chuvas não são suficientes) e no sudoeste da costa do Oregon.



 

A menor árvore - Salix herbacea


A Salix herbacea, conhecida como salgueiro-anão, é uma espécie de salgueiro pequeno e lenhoso com altura média de 4 a 5 cm adaptado para sobreviver em ambientes árticos e subárticos agressivos. Amplamente distribuído em ambientes alpinos e árticos ao redor do Oceano Atlântico Norte, é a menor das plantas lenhosas.



 

A flor mais fedorenta do mundo - Rafflesia arnoldii


A flor mais fedorenta do mundo também é uma das maiores. A rafflesia arnoldii possuí um desagradável cheiro de carne podre. Com diâmetro de até 90 cm, esta flor pode pesar até 10 quilos. Ela é encontrada no sudeste da Ásia.



 

A que aguenta maior peso - Vitória Régia


A vitória régia é a planta aquática que aguenta muito peso. Uma vitória-régia de grandes proporções pode aguentar até 40 kg (bem distribuídos pela superfície da folha). Esta planta é encontrada em áreas de mangues da floresta amazônica. A flor é outra parte que merece destaque. São grandes, surgem no verão e duram apenas 2 dias. No primeiro dia da floração são brancas e no segundo dia, se torna rosada.



 

A planta mais venenosa - Nerium oleander



Este arbusto ornamental pode enganar com suas belas flores de cor rosa, vermelha ou branca. Na verdade, esta planta apresenta dois princípios ativos extremamente tóxicos para os seres humanos: a neriantina e a oleandrina. A ingestão de uma simples folha pode ocasionar a morte de um adulto.



 




 

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo